Livro: Poemas Amor Infindável.

Livro: Poemas Amor Infindável.
Amor as Escritas.

Traduzir o Blog de Lucia Barros

segunda-feira, 15 de abril de 2024

PSICOMOTRICIDADE CIDADÃO CONCIENTIZADO SOCIABILIZADO.

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL – UNINTER FACULDADE.
 
 DE SUPERIOR EM LICENCIATURA DE PEDAGOGIA. 
  PSICOMOTRICIDADE. 
 Maria Lucia de Barros. RU:3862488 Itararé 15\4\2023. 
 HÍBRIDO\ EDUCACIONAL\PROFISSIONAL.\DIDATICO. 

 1. PSICOMOTRICIDADE CIDADÃO CONCIENTIZADO SOCIABILIZADO.

    Para começar a ter uma ideia do que o cidadão precisa e possui para as metas diárias dá para entender que os meios de trabalhos e as responsabilidades tanto na vida familiar e em seus projetos de vida é as suas realizações como pessoas dignas. Hoje vivemos a modernidade da tecnologia e várias formas de viver onde todas as pessoas devem interagir, aprender as novidades na educação, nos trabalhos diários, nos comércios, nas indústrias e necessitando de saber, aprender cada vez mais quais são todos direitos legislativos e coorporativos que por leis, estabelecem regras de vivência e obediência na humanidade.
     A reação de cidadão para cidadão na sociedade em suas maneiras de agir, de falar, impor-se uns perante os outros devendo serem de mútuo respeito e complacência para estar na coletividade, nos grupos em todos os caminhos trilhados pelos seres humanos, embora muitas vezes se diferenciem. Mas a seriedade, o dinamismo com a inteligência constante deve ser de forma normal e de caráter comunicativo. 
     Ao começar a vida já se começa de pais para filhos, de filhos para pais, onde crescem e se fazem no caráter de todas as pessoas, fazendo as suas escolhas através da aprendizagem tanto pela vida cotidiana, familiar e educacional, pela ciência e transformação espiritual de cada ser humano. Procuram os cidadãos serem dignos de suas moradias organizando de melhor maneira as suas vidas, para produzir em locais de espaços que haja bem-estar saudáveis para se satisfazerem nos lares com a proteção familiar e nas comunidades, instituições em todos os estados, municípios e cidades de toda nação. 
    Nas escolas procuram estar gerando formação para que todos possam estar formando cidadãos para obter bons empregos, mas muitas vezes hoje com tantas dificuldades por enfermidades e vírus que tomaram conta da humanidade ficou difícil a rentabilidade de todos os povos. Procuram de todas as maneiras um novo projeto de vida para restabelecerem as suas vidas que foram praticamente ceifadas por mortes que acarretaram tristezas aos que ficaram com a falta de seus entes queridos, como com a falta de empregos que aumentou na nação e afetou muito, tanto as grandes como as pequenas empresas por todos os Países.
     Projetos foram desfeitos, outros projetos refeitos com a garantia da volta de aos poucos e as famílias conseguiram novamente projetos e sonhos realizados, onde fazerem o pouco ser provido e o muito abastecido o dito: o patrão e o salariado com a esperança de dias melhores. Hoje os cidadãos possuem dificuldades diariamente para poderem obter as melhorias e o bem-estar, mesmo com muitas pessoas empregadas e muitas outras que procuram oportunidades de empregos e não tem achado. 
    É o movimentar do ser humano, como da natureza biológica em sua fúria também tomando conta dos Países e da sociedade. Os jovens até hoje têm sofrido o baque das destruições no mundo, com as guerras, com a falta de emprego, com as enfermidades que cresceu absurdamente até mesmo pelo vírus que expandiu tomando conta da sociedade a adversidade, os ataques tanto sociais e pelas diferenças, até mesmo ataques cibernéticos em geral, onde sonhos construídos muitas vezes são destruídos, mas novamente se encorajam pelas oportunidades e sociabilidade. Possibilitando pelo encorajamento das voltas normalizadas de uma nova vivência.
     Após e depois de muitas catástrofes e destruições da natureza e que têm afetado a humanidade dá para sentir uma produtividade que fortalece as pessoas a seguir novos projetos de vida e há cooperação para transformar vidas e lares por todo mundo.
     Nas escolas há vários meios corporativos que sustêm e mantêm por todos os lugares, grupos que criam e recriam formas novas para manter uma escolaridade produtiva. A pedagogia e a didática estão em conjunto aliada mostrando que também a psicomotricidade assim como a psicologia fazem a sua ação na forma de agir de cada ser humano, tanto professores como estudantes e família em suas participações. 
    São de grande importância pela ciência para fazer vencer com alegria as metas diárias, não deixando só por conta da sala de aula da produtividade na sabedoria nas matérias e leituras, mas ativa a memória, o corporal fica abastecido de movimentação liberada com as atividades físicas, tanto das crianças adolescentes e jovens e outras pessoas que estão em participação em grupo, nas comunidades e instituições de todos os lugares, a psicomotricidade que inovando a cada momento diante daqueles a que a aceitam. 
    Assim sendo a psicomotricidade objetiva, desenvolve, produz liberdade de expressão, movimenta o físico, alivia o estresse, corrige a postura, concede a harmonia e transforma a consciência deliberando a sabedoria e está unida a cognitividade para ajudar cada vez mais os cidadãos mais interativos. As habilidades são observadas e analisadas de forma clara e objetiva, movimentando as brincadeiras infantis para aproximar as crianças e aliviar o cansaço e a monotonia, traz mais inteligência e satisfaz o mental e o corpo pela ação psicomotora. 
    Há jogos inteligentes, brincadeiras modernas que se misturam com a antiguidade, é distribuída possibilitando o entendimento que gera conhecimento tradicional e recreação na criatividade, criando oportunidades novas com mais confiança. Por todos os lugares a psicomotricidade é ativa e há vários tipos de psicomotricidade, educacional e espiritual que confirma uma concentração e aproximação com o físico, o mental e aproximação com os objetos que leva o toque, o enxergar, o aprender, o definir e o projetar e o realizar. 
    É na criatividade, criticidade ponderada com moderação e reflexão que é limitada com o respeito e a seriedade que reduz transtornos, libera a harmonia e traz os sorrisos motivando o diálogo, a compreensão que a psicomotricidade faz com uma nova forma de proximidade entre as pessoas onde há aceitação. 2.1 Metas e Realizações. Ao começar a caminhada para as idas nas comunidades e instituições nos faz sentir, uma alegria por poder estagiar com várias pessoas ao mesmo tempo e com grupos que estão fazendo as suas participações, observações diárias, projetos para realizações em boa ação pedagógica e didática aplicada com professores e alunos. Todos os dias não somente filhos, mas também pais se encontram estudando em várias áreas da educação e trabalhando nas comunidades e instituições, isto nos faz conhecer e aprender sobre como lidar com as pessoas e como sentir cada movimento dentro e fora das instituições e nas comunidades na qual participamos.
     Percebemos que há uma análise de uns para com os outros no ambiente, tanto da nossa parte como das pessoas que se encontram e os trabalhos de gestão estão a cargo das pessoas que estão capacitadas perante seus trabalhos de análises técnicas com a competência e que diz respeito ao responsável em sua formação, onde a matemática a contabilidade possui as suas regras. A economia que é gerada transmite aos cidadãos uma renda na qual dignifica os trabalhadores, embora o salário em geral da humanidade esteja um tanto precário principalmente para pessoas que não obtenham formação de igualdade. 
     Por estes motivos na sociedade as pessoas lutam por dias melhores, lutam pela formação escolar para manter seus familiares e seus empregos através dos ganhos que produzem, através do trabalho assalariado e conduz suas vidas mantendo o foco diário em metas e realizações. No muito e no pouco com a economia em estatística alta ou baixa o trabalhador, sai cedo das suas casas e vão em direção com as suas capacidades e procuram fazer o que da obrigação de cada trabalhador e trabalhadora, nas suas áreas de trabalho e com o momento família, vivem seus lares as suas preocupações, as suas emoções que determinam seus caminhos até o final de suas ações.
     São preparados que cidadãos vivem histórias e fazem suas jornadas, para conquistarem seus espaços com as suas formações, locomovendo-se de cidades para cidades para conseguir garantir seus sustentos, trabalhando nas áreas que se formam. Histórias do povo que não só nos dias de hoje, mas em todos os lugares, onde se encontram pessoas e pessoas de diferentes e iguais formações.
     Os status se diferenciam na humanidade, mas as diferenças embora existam muitas vezes as acepções, sabemos, não podemos pensar em agir de forma descabivel para com as outras pessoas e sentir em nós a dor das aflições dos momentos vividos do que em nossa ou em outras cidades acontecem. É de importância de todos, que estão morando e trabalhando pela cidade e para si próprios a ajuda para se produzir mais rápido. 
    Se há grupos têm que haver concordância e se existe compreensão e diálogo se firma reformas e abastece a todos pelo produzir e gerar com consciência justa e firmada diante o bom proposito que também ao movimentar a sustentabilidade do povo humilde e trabalhador geram e abastecem a economia sustentável. 
     Ao cumprir também as regras das ODS 16 que são garantidas, devem ser respeitadas por lei e pelas pessoas, distribuem, mantem deixando não agir a precariedade, proporcionando através também das comunidades, toda gente que as procuram, são dignas de moradia, de sustento de trabalho, respeito e de segurança. 
    O índice de pobreza tem aumentado no mundo inteiro, o que é produzido sobe o preço, os salários muitas vezes não alcançam os gastos diários do povo que trabalha e luta pelo bem-estar e de seus familiares. Mas todos procuram garantir as suas vidas nos seus trabalhos. Vivendo histórias e fazendo os projetos querem todos os cidadãos empregos, sustento e força para suprirem seus físicos para novas jornadas. A sociabilidade ajuda obter desenvolvimento, clareza diante aos objetivos propostos na vida de quem gera e mantem produção, não só comercial, industrial, mas também produção familiar. 
     Não só vivemos novidades, mas o que é tradicional que junto com as novas tecnologias, nos trabalhos em geral também na educação aplicam no ensino com sabedoria e a compreensão transforma as vidas em geral de novas regras produtivas que levam a todos repensarem e estudarem não só conceitos, mas a interação com a coletividade, mesmo que muitas vezes com as dificuldades, podendo ajudar uns aos outros para melhor agir, falar e objetivar, lado a lado lutando diante mesmo proposito. 
     A consideração é de importância, os fatos são sempre avaliados para fazerem alguma objeção e transmitir segurança para nova projeções e reuniões que estabelecem as comunicações e o respeito com as partes em concordância. De todas as formas as metas em desenvolvimento, que são consideradas boas transformam-se e realização, não fica pela análise de uma só pessoa em decisão, mas torna-se bom para todos os envolvidos com ótimas competências. 

 2.2 Atividades produtivas criativas e teóricas contextualizadas. 
    Nos fundamentos teóricos são proporcionados momentos prazerosos através de teorias, temas e montagens de jogos que incentivam alunos e ajudam para criação e transformação física e motora deixando à vontade. Faz com que as atividades sejam mais fáceis e produtivas, com boa interpretação, onde o uso de livros e jogos se mantem lado a lado, distribuindo conhecimentos e ajuda nas emoções, deixando agir os sentimentos e os fundamentos são baseados em teorias que sendo transformadas na prática trás harmonia no desenvolvimento de cada pessoa com a psicomotricidade.
     No interior e exterior de cada ser humano deixa deliberar uma ação, linguagem e a forma de agir com mais segurança, seus afetos, as suas ações ficam mais calmas, interagem de forma sadia nos modos de olhar e pensar, deixando as atitudes mais conscientes. Ao determinar está ação produz-se a sensação de ação também locomotora cognitiva e torna os movimentos do corpo mais livre para agir com determinação e o psicológico fica mais ativo e livre. Na teoria há testes psicológicos que definem a ação de cada ser em suas ações, em suas mentalidades na maneira de pensar e pela própria dicotomia, transmitem as suas sensibilidades de do interior para o exterior. 
     Através da teoria tanto para quem lê e prática na ação para com quem estão ao seu redor, sentem a sensibilidade psicológica, o ambiente também transmite a sensação, o cheiro, o aroma de maneira profunda. É com a movimentação e as características pessoais que mostram as suas personalidades, proporcionando mais sabedoria para quem interage e como deve-se agir com sabedoria para com o próximo. 
     A psicomotricidade também distrai, diverte fazendo o tempo passar mais rápido se tornando mais produtivo o trabalho, a memória fica mais ativa diante as matérias que são disponibilizadas para aprendizagem de várias formas: 
    Na forma de criatividade como os labirintos para encontrar a sua saída, nas quebras cabeças, nos jogos de distração, ficção e jogos literários com encontros das palavras e respostas para as perguntas que são todos fundamentados pelas teorias e disponibilizados para as práticas, como os números que produzidos pela didática são usados na ciência e para a consciência numérica, que são validos em muitas ocasiões formais. 
     Podemos ver que há sempre uma caixinha que se abre na página dos livros teóricos, jogos antigos, brincadeiras antigas como a amarelinha e os jogos modernos e tecnológicos que transforma o semblante das crianças, adolescentes e jovens e até mesmo distrai e ensina também os adultos, os idosos que interagem nos momentos das brincadeiras. 
     A ludicidade, a cultura transformam vidas e misturada com a ciência, a psicomotricidade e psicologia refaz os sentimentos e transforma mentalidades mais dispostas, felizes e na genética de cada ser humano transfere-se as suas características genéticas, que ajudam na hora da observação e as práticas nas ações no momento de transferir e motivar para a capacitação na educação, na ciência e humanidade socialmente. Quantas teorias maravilhosas existem com a pedagogia na ciência, e a contextualização magnifica que deixa a eficácia em sua elaboração para construção das vidas com seus neurônios visionários, para transportar matérias e sabedoria ativando a inteligência humana cada vez mais através de pesquisas de aprendizados. 
     As características humanas denominam cada ser e faz com que a inteligência produza métodos, teorias, textos lúdicos e literários que abrange a consciência humana de várias formas definindo as suas escolhas com o tempo, onde cada ser segue seus caminhos vivem suas ações fazem suas metas e escrevem as suas histórias.

 2.3. maneira de criar e refletir:
 PESSOAS QUE PARTICIPARAM COMIGO NA PRÁTICA E OBSERVAÇÃO. ESTA É BRINCADEIRAS DE JOGOS QUE CRIEI O TELEFONE SEM FIO PARA INTERAGIR COM AS CRIANÇAS. . FIZ COM LINHA DE CROCHE, . TAMPINHAS COLORIDAS DE GARRAFAS PETY . COPOS DE PLASTICO NA COR AZUL. PARTICIPANTES: ALUNOS E PROFESORES. PROFESSORA QUE FAZ PARTE COMIGO NO MEU ESTÁGIO. 
     As atividades que são colocadas para a interação são feitas com o objetivo de produzir para todos um bom entendimento e uma ação que leva ao desenvolvimento da memória e do físico. Libera nas atitudes uma maneira de inteligência nas ações mais rápidas que faz superar os limites do corpo quando fazendo os seus trabalhos e construindo os métodos possibilitam mais facilmente a inteligência na educação pela pedagogia e de maneira cientifica pela ciência produzida pela sistemas tecnológicos pela didática. 
     São o contorno no ambiente que aproxima, que objetiva que sustenta e alimenta o corpo com o ensinamento do lúdico nas brincadeiras de crianças e inteligência da ciência. Os movimentos são observados e as práticas, levam cada um a transmitir pelas suas respostas e ação, uma interpretação certa com o aprendizado que foi produzido, mantendo todos pela aprendizagem correta que se manifesta com as faces com sentimentos de alegria. Dentro de um ambiente ou fora no ar livre, no pátio, nas recreações, são de grande importância manter assim os jogos a criatividade para o desenvolvimento humano, não deixando de lado as escritas, as leituras, os textos, e as instruções das matérias que sempre devem ser aplicadas que levam a formação em todas as áreas dos estudos e produção de trabalhos com o trabalho educativo ou científico. 
     Na arte, na literatura, na matemática, sociologia, filosofia e todas as matérias há várias maneiras de dosar o dia, com sabedoria inteligência, com brincadeiras, com diálogos de todas as formas que as horas de trabalho e estágio colocam todos na ativa constantemente e com afetos, ensinamentos que proporcionam bons ares para quem transfere e para quem recebe instruções do ensinamento com uma paz interna e externa grandiosa. Na maneira de criar e refletir sobre objetos, materiais e pessoas faz com que o olhar centralize sobre o projeto e com as explicações e os movimentos, as perguntas através dos diálogos, onde cada um manifesta da sua concentração e elaboração o entendimento para uns alunos em maiores compreensão e outros menores. 
     Deixando assim também para que todos cheguem a um entendimento final de igual sabedoria pelo explicar o novamente até chegar ao intuito final que há da aprendizagem, ensinamento e entendimentos para todos que no ambiente estão até o final do objetivo que leva a realização do trabalho bem-feito entre professores e alunos. Com a ludicidade os jogos, as culturas se misturam e aprende-se que todos temos nossas maneiras de ser, de agir de pensar e crescem assim todos os cidadãos já sabendo que não pode haver acepção nem diferenças. 
    Se acontece de maneira contraditória não é culpa da educação, mas porque existem o contraditório que contradiz a maneira de vivência de cada ser. A educação ensina e prove de sabedoria que permite a inteligência criar para renovar cada dia e tempo para todas as gerações, onde a alma delibera, produz e deixa o trabalho escrito para ensinar as outras pessoas que pela inteligência serão projetos de vida realizados. No entanto na sociedade e instituição educacional, sabemos que há os momentos fáceis e difíceis, como em todos os lugares que frequentamos, todos os lugares que há trabalho e sociabilidade. 
    Mas a jeito tudo para pensar, fazer e refazer, aprender juntos, sentir e desejar o que é bom. A psicomotricidade ajuda muito para que o contato humano se aproxime cada vez mais e que os sentimentos sejam definidos como realmente devem ser e se por algum motivo, algo for contraditório, ou motivo de distração que venha ficar desapercebido, não por exagero e muito menos por maldade, não dando certo como realmente é para enxergar e sentir. Com certeza o sentimento ou pressentimento vai de alguma forma dar certo, quando elaborado, analisado novamente e projetado para o intuito final. 
     O intuito final é que o trabalho da psicomotricidade por onde chega, é de que até a causas que precisam ser encontradas, para cooperação de fatos e precisões tanto social, educacional e em casos científicos e hospitalares junto com pediatria a psiquiatria, psicologia, psicanálise a psicomotricidade, libera ajuda, o tratar e cuidar para a melhora dos cidadãos as maneiras e o físico das crianças e todo ser vivente possuem e trás de si as suas genealogias, a criação do ser expõe de si, sua alma, seu caráter, sua índole. Mas a vida social coopera para todos com ensinamentos vários tanto educacional como familiar e mesmo com os caminhos definidos. 
     O universo o mundo inteiro é tão grande para viver que não têm como determinar o final de cada história, os caminhos entre a educação e trabalhos são muitos e significativos, e as pessoas umas entre as outras também. O ser humano nasce, cresce vive todas as fases e se multiplica a criação humana, gera de todas as formas as vidas as criatividades e vive-se gerações e gerações, multiplicando, dividindo, somando, diminuindo e procriando vivendo e revivendo renovo, de novo. Aprendendo e ensinando. 
     Entre as seriedades e as boas brincadeiras, ensinam fazem suas criações e reinventam, manipulam jogos produzem-se os textos e manifestam o aprendizado através das suas inteligências. Esta é a lição passada da psicomotricidade na observação e na prática todos os dias com a garantia de proporcionar: criatividades com bom senso com paciência, compreensão para o bem de todos unidos. 
     No momento dos estágios montam as brincadeiras, os jogos produzidos que ensinam e divertem, usam vários tipos de colagens e projetam vários tipos de montagens, conforme as criatividades dos professores. Colocamos em órbita fazendo com que os alunos em grupos consigam expor as suas vontades de responder perguntas através de textos onde com as caixas fechadas descobrem as respostas que estão escondidas que estão escondidas ou objetos. 
     Há as brincadeiras de telefone sem fio que são feitos com a ajuda de todos que estão cooperando para a brincadeira com as montagens e movimento conjunto, para que o final da conversa passada de um para outro, chegue até o final da fila para ver se vai sair da mesma forma que começou. 
    Há a brincadeira da amarelinha que é antiga, mas as crianças gostam e se divertem, movimenta o físico e alegra as crianças e adolescentes desta nova geração e aproxima os professores e os alunos. Em todos as comunidades e instituições a psicomotricidade mostra a capacidade de cada ser humano, até mesmo os idosos em asilos que se divertem, com as cores e as brincadeiras que são colocadas para que se sintam mais ativos e tenham seus físicos e a mentalidade em movimento. 
     No berçário há brincadeiras com as crianças, com os chocalhos têm os móbiles para que os movimentos com os toques das mãos sintam a sensação dos brinquedos e exercitam os membros e com a visão começam a entender o que significam cada brinquedo. Os professores que possuem formação em psicomotricidade, ensinam os nomes de cada brinquedo que são disponibilizados para as crianças, para que elas possam exprimir de si as primeiras palavras, levando a felicidade para todos do berçário, cantam e até as mães que se encontram do lado de suas crianças ficam felizes e se divertem. 
    A psicomotricidade também canta e encanta quem por ela possuem a sua formação e o trabalho para dividir o bem para cada pessoa que se aproxima, vive e sente o quanto grande é o transformar e sentir das brincadeiras, dos objetos, nas sensações de viver com a ação da psicomotricidade. 
 2.4. AS PRÁTICAS E DESAFIOS. Este projeto de extensão foi elaborado para poder entender o que foi a prática e o estágio, o movimentar da disciplina da Psicomotricidade que me trouxe alguns desafios, que pareciam que não iam dar certo, devido trabalhar fora e ter pouco tempo, mas que mesmo sendo desta forma a dificuldade não deixou abater-me, mas preocupou um pouco.
     Mesmo assim com tão pouco tempo fez-me refletir e conseguir seguir em frente e gostar da Psicomotricidade na prática, nos estágios, mesmo que arranjando, algumas poucas horas para os estudos diários, mas que me foi superado pela coragem de querer seguir em frente para alcançar o objetivo final com alegria. 
     Ao iniciar, comecei lendo e observando a leitura e os exemplos que são aplicados pela matéria, pesquisando, assistindo vídeos, olhando as imagens como são feitas as transformações e na prática e observação com os estágios nas instituições, com as crianças e adolescentes e jovens e mais professores e grupos bem-preparados para a educação.
     Este curso de extensão com o nome por Psicomotricidade, ensinou muitas coisas boas na prática de sentir o agir das pessoas, sentir os sentimentos, as emoções e ver as realizações de cada ser que se encontra no ambiente. 
     É vivenciado o gosto pela Psicomotricidade que é maravilhoso, um aprendizado importantíssimo que eleva conhecimento e faz refletir a cada a dia nas teorias aplicadas, na generosidade que é disponibilizada de cada um, gera mansidão e texto quando aplicado com a leitura traz o acompanhamento em coletividade que gera carinho entre os participantes. 
     O período de realização é das horas que ficamos no ambiente de trabalho que possuem suas regras com horas de entrada e saída. Como há horas marcadas as famílias estão sempre presentes na entrada e na saída dos seus filhos mantendo as normas da instituição. E para um breve resumo da atividade em realização, descrevo desde o começo o que é a psicomotricidade na vida diária do cidadão conscientizado e sociabilizado. Em texto escrevo sobre os direitos de todos os cidadãos e a ação da psicomotricidade de como se faz importante e gera no ser humano as garantias do bem que ela faz para o físico e o mental de quem vive e recebe a psicomotricidade, nas comunidades e instituições que a aceita.
     Também como são geradas as suas metas para que dê certo e chegue ao objetivo desejado e realizado, mantendo o foco para garantir bons resultados, com a participação e as práticas no meio educacional e social. As atividades, contextualizações e jogos de brincadeiras também fazem parte deste projeto de realização com o lúdico, ativam a memória o físico dando força, concordância motora, criando expectativas para manter membros produzindo e mantendo a reflexão e o entendimento com novos conhecimentos. 
    Neste período obtive grandes desafios, mas com a prática foram ótimos os momentos vividos, nas comunidades e instituições que gerou mais confiança, segurança e bem-estar tanto nas análises, como nos conceitos que me fez gerar, criando uma produção conceitual através do aprendizado e a participação diária com tantas pessoas maravilhosas.
     Ambientes harmoniosos, com objetos belíssimos que trouxe a harmonia, as matérias incentivam ainda mais capacidade mental e física de ambas as partes de todos que se encontram no momento agradável. Fazendo enxergar os jogos e as brincadeiras com objetos de aprendizagem garantindo soluções até para os problemas de cada ser e anos que estudamos para a formação que gera o que é bom e saudável para todas as pessoas e para nós mesmos primeiramente.
     Porque ao fazer e aprender serve para nós mesmos e isto senti com as leituras e a práticas que me trouxe grande felicidade, mesmo com alguns obstáculos tornou-se harmonioso o momento do aprendizado da Psicomotricidade e o número de participantes são vários e inscritos também que participam coletivamente e em grupos participando com seriedade e com brinquedos e jogos divertindo, com textos, com leituras, lendo, respondendo e decifrando através dos manuseios, descobrindo e dando as respostas certas. 
     Os momentos mais importantes para mim foram desde o momento que cheguei, observando vivendo na prática e conhecendo cada pessoa, ajudando as crianças a escrever e a ler, as brincadeiras de brincar juntos, participar nas brincadeiras das respostas para ganhar bombons, onde não falta para ninguém porque no final todos conseguem responder e brincando, aprendendo com serenidade e sorrindo.
     Na observação e prática do momento vivido também deu para sentir à vontade que as crianças possuem de aprender a ler e escrever, vontade pelas leituras infantis, pelas brincadeiras e diálogos que são bem expressivos e gostam de contar também as suas histórias diárias. Viver com as crianças trouxe carinho, produtividade, momentos de gratidão por estar interagindo todos juntos, com respeito, dedicação e fidelidade, garantindo no final das horas o objetivo porque quando soa a voz da criança, no ambiente falando o nome de tia para resolver e solucionar é respeitoso e bonito e quando o tchau tia, na hora da saída, mostra o valor do nome tia que a professora carrega por amor. 
    Quando pais chegam e perguntam os horários, os acontecimentos trás segurança, os olhares as formas de agir e falar demonstram quando estão bem e quando se cansam demonstram rapidamente e não escondem seus sentimentos. Conhecimento gera conhecimento mútuo quando abraçados com carinho pelo ensinamento e aliviam-se quando aprendem e o medo sai e fica a confiança do saber. Este plano de aula foi elaborado em temas infantis que gera sabedoria, com livros, textos, recreativo ensinado com as leituras com as perguntas para achar as repostas, dando as lições para fazer em casa.
     Nas aulas também são entregues desenhos para colagem e para pintar e com o diálogo são feitas perguntas para tirar as dúvidas compartilhando respostas, uns entre os outros na sala de aula. Professores presentes se preocupam e perguntam se há dúvidas, qual a proposta para interagir com aula como professores estagiários e se está de bom entendimento, dialogam com alunos e alunas o motivo da nossa presença. Com a certeza de que a psicomotricidade faz um bem a todas as crianças e a todos os envolvidos.
     É olhar sabendo que o resultado é maravilhoso que até mesmo quando algumas das crianças chegam meio depressivas, elas se distraem com as brincadeiras, com textos lúdicos e sentem as histórias. Levam para casa as suas ações e dividem com os familiares os acontecimentos e as lições que foram colocadas para fazer em sala de aula, satisfazendo e se recuperando e quando voltam no outro dia levam as suas lições feitas e contando os seus feitos. 
    A psicomotricidade possui seus efeitos até nos sintomas colaterais e psicomotor que fazem a interação pela ação ser determinada, tornando a vida no ambiente que elas estão mais prazerosas, com os movimentos mais livres deixando sair a timidez nas horas de leitura e respondem as perguntas sem timidez. As contextualizações aplicadas trazem produção para manter o conhecimento, a sabedoria ativando a inteligência de forma mais adequada, mais facilitada com dinamismo para uma competência melhor. Sua produção possui várias qualificações, vários métodos, vários cenários, variadas cores que elevam o aprendizado. 
    E construindo com as ferramentas um projeto delineado, embora para aproximar os olhos e manter cativo a aproximação dos envolvidos com mais vontade, até mesmo porque as brincadeiras montadas precisam cativar as crianças. Porque as novidades em tempos modernos, são de jogos tecnológicos que distraem as crianças e os adolescentes até jovens mantendo-os longe das matérias escolares por muito tempo, distanciando-os muitas vezes das matérias escolares.
     Por este motivo a psicomotricidade leva a uma conscientização entre professores, alunos e familiares e grupos das instituições e comunidades a sentirem quão grande bem faz a psicomotricidade na ajuda com a aproximação com os estudos. Partindo de todos juntos uma compreensão com paciência motivando para o que já existia, mas que em novidades trazem novos ensinamentos e conhecimentos tradicionais e inovando com criatividades, com as diversões também em quantidades matemáticas e qualitativas mantem as lições mais prazerosas. 
     Fazendo assim a capacidade mental produzir com mais inteligência, dividindo as suas capacidades de sabedoria nas horas juntos no ambiente na hora dos trabalhos em grupos. Com textos produzidos de formas curtas e bem elaborados que fazem a leitura rápida e bem explicada. 
     Onde os trechos lidos são divididos entre os alunos nas carteiras para lerem, deixando-os descontraídos e com mais vontade de interagir. Livros selecionados com o lúdico traz os textos produtivos que são colocados a disposição para levarem para ler em casa, para depois da leitura fazerem resumos e dizer o que acharam da história do livro. Os contos as fábulas, histórias em quadrinhos que fazem as crianças se divertirem e entenderem o mundo das crianças, levando os sorrisos no final do conto de cada história, contadas pelos educandos e professores. 
     Em seus espaços escolhidos nas comunidades e instituições também fazem teatros para comemorar datas festivas, leem textos produzem os vestuários a caráter e através das leituras, dividem os cenários que são montados com grandes realizações. Levam assim o conhecimento para aos que assistem as cenas teatrais.          Projetos com os gêneros textuais também mantem aos que estudam bem descontraídos, envolvidos e podem dividir em grupos as leituras, até cantos para cantar e responder as perguntas para serem colocadas nos cartazes com desenhos de cores nas paredes do ambiente escolar. Números matemáticos e coloridos recortados em isopor ou espumas, podem ser colocados representando os dias da semana. Como a minha ideia imagina, para os números serem expostos para a visão das crianças para dizerem na entrada da sala os dias da semana. 
    Descontração para o dia, divertimento do momento que trazem alegrias, onde todos recortando montam e aprendem os números. Há vários textos produzidos entre a pedagogia educacional e a didática da ciência onde nos leva ao aprendizado que produz em nós a vontade de ler e ensinar. Assim as criatividades das crianças são escolhas da suas memorias onde estabelecem o gosto diferenciado com inteligência pela escolha da vontade da vontade adquirida levando a entender mais umas matérias do que as outras. 
     A psicomotricidade faz-nos entender está parte que é centralizada nos modos de ação e das escolhas com cada gosto de todos os alunos, mas que é bom o estudo porque produzido para mantermos a sabedoria em todas as matérias. As vezes mesmo que difícil para que possamos aprender e fazer com gosto o que é mantido na área do ensino. 
     Os computadores são grandes aliados na procura de trabalhos nas redes escolares, levando as trocas de salas para assistirem aulas produtivas com filmes que produzem textos e imagens que depois quando os filmes acabam, são explicadas as histórias ou os documentários para se fazerem trabalhos e projetos construtivos. Desta forma área da educação com tantos novos projetos tem garantido uma educação, com competência, com observação e participação de todos juntos para ótima escolaridade infantil e formação também para os jovens e até adultos. 
     Em consideração a educação e vida com consciência, com metas alcançadas nos projetos escolares, comunidades e instituições e trabalhos e Ongs com palestras constantes através da psicomotricidade tem mostrado um grande rendimento físico e mental e bem para a saúde com desenvolvimento espetacular. Não só para crianças, não só para os adolescentes, jovens, mas adultos de vários lugares do mundo transformam as suas vidas através da psicomotricidade: nos asilos, nos sistemas de saúde conforta, alivia dores e abastece alma de serenidade e caridade, bondade e afetos misturados com aprendizados diários que abraçam a vida com carinho e levezas de pessoas para pessoas que ensinam cuidam e geram o trabalho com amor. 
     Vivendo e aprendendo, ensinando e objetivando no caminho que gera otimismo, consideração, compreensão, contado físico fraterno, entendimento, educação, respeito, solidariedade, caridade harmonia, paz, união faz com que a psicomotricidade cresça ainda mais, com mais produção de bem-estar para se fazer valer a profissão e gerar mais entendimento para com as pessoas. Lendo relendo aprendemos mais a cada dia na pratica o que faz e o que não faz bem ao ser humano, no contado diário, olhando, observando, vivenciando que percebemos o que somos para não sentir pelo aprendizado que devemos dizer não as acepções e as diferenças todos os dias. 
     Através de fatos como estes, acontecimentos que geram porfia e enganos, a psicomotricidade aconselha, ensina e serve para a vida de todas as pessoas que gera o bem é fortalece para viver. O emocional, o que é aparente as vezes se modifica com a bipolaridade momentânea e traz melhoras quando a psicomotricidade entra como participadora com as palavras e traz confortos de ajuda e ação que controla os momentos difíceis com leituras e conversas que geram o entendimento e distribuem segurança de particularidades. É aonde a psicologia entra junto com sua participação com a psicomotricidade que mantem juntas a alto ajuda, ajudando positivamente, para somar o que se faz de bom dialogando, entendendo a situação mostrando novo caminho para atravessar e se fazer valer o objetivo de vida nas escolhas certas para fugir do erro, do marasmo, mas sem culpa e sem desvalorização porque somos seres humanos vivendo e aprendendo. 3.CONSIDERAÇÕES FINAIS. 
     Ficou aqui presente nesta obra da psicomotricidade muitas formas importantes de aprendizado para saber como funciona e o que exercem cada parte desta matéria da psicomotricidade e ludicidade. Cooperando para os ensinamentos, para o aprendizado também para a prática e a observação para quem está aprendendo a colocar em ação o projeto que é estabelecido pela psicomotricidade, dando incentivo para todos que estudam e participam deste objetivo.
     As brincadeiras através desta área de formação, são transmitidas para que haja uma produtividade na vida de todos que participam e interagem trazendo a harmonia conjunta, transferindo o bem saudável para o físico de cada pessoa envolvida. Na cognitividade é de uma presença importantíssima as brincadeiras para o desenvolvimento psicomotor e mental e produtivo em ação corporal faz com que cada momento seja de constante proximidade, com os afetos deixa manifestar ainda mais a inteligência e descontração. 
     É assim que os jogos são produzidos e as brincadeiras nos ambientes das comunidades e instituições através de conhecimentos que são gerados. Deste de tempos são lembradas as brincadeiras antigas e as refazendo, montando as brincadeiras modernas e criando as formas de diversão para passar o tempo com mais ânimo. Através dos encontros nos pátios das escolas e em parques de diversões nas cidades que são estabelecidos de tempo em tempo traz um desenvolvimento de capacidade extraordinários que quando voltam para as salas de estudo voltam com mais vontade de aprender e desenvolver as suas matérias escolares. 
     Que bom é caminhar por este caminho da psicomotricidade, ver tantos desenhos, tantas invenções até mesmo que já foram criadas e que estão sendo desenvolvidas no celebro humano de quem sabe criar, através do que se visiona e colocar em prática para transferir ao próximo aprender a fazer e o ensinar a criar. 
    Não possui obstáculo diante as brincadeiras e o lúdico ele proporciona livre ação, livres pensamentos que fazem da direção daqueles que vivem com quem está do lado, com o livre acesso de fazerem o que traz felicidade diante o que é proposto, com o desejo de estar e de fazer acontecer por livre arbítrio. Nas festas de crianças os contratados levam a transformação a caráter produzem as suas vestimentas, as pinturas dos rostos, as produções do físico, nas mímicas, nas festas juninas brincam e fazem as crianças se divertirem de forma maravilhosa que até os adultos interagem com a diversão. 
    Através dos textos aplicados e o ensinamento transformam até o educador que aplica as brincadeiras, através do desenvolvido que brincam juntos, transformam-se em personagens das histórias contadas, fazendo os seus projetos teatrais que ficam magníficos os seus trabalhos cooperando para a saúde e para o ambiente educacional. Quanto bem traz a psicomotricidade que de pouco em pouco todas as pessoas e ambientes de trabalhos como educandários, sistemas de saúde, creches, berçários, asilos, festas.
     Ongs, comunidades, instituições várias e até em outros países fazem jus do trabalho com artistas de ruas que estão de parabéns com seus atos produtivos que liberam de si grande bem para a humanidade. 
    É nas músicas com instrumentos, nas suas pinturas de corpos, no decifrar de poemas, nas danças a psicomotricidade está tendo avanços significativos, as estátuas vivas que se encontram paradas pelos arredores, trazendo as mimicas para os olhares de todos que apreciam e entendem o trabalho, consentem e valorizam o ser humano diante a formação e o que está sendo proporcionado para o avanço de constituir uma ação que gera felicidade e arranca sorrisos até de quem se encontra triste e precisa muitas vezes se levantaram do stress diário por alguns motivos.             Embora muitas vezes não sejam valorizados e ainda talvez pelas poucas pessoas, ou por muitas pessoas ainda não entendem este trabalho é importantíssimo para que seja gerado a cultura um bem produtivo que afastam de muitos problemas na vida social. 
    Nas brincadeiras encontram-se aquelas amarelinhas o pular de quadro em quadro, numerado para as crianças se divertirem e interagir diante o que passou, mas se uniu novamente para fazer entender o que foi as brincadeiras de crianças desde muito tempo e precisam voltar a ser desenvolvido para o melhor desempenho de aproximação para com o próximo. Assim veio as brincadeiras, gerando mais amizades e os diálogos a construção que fazem entender que os ensinos dedicam horas para transformar vidas cheias de sabedoria, não deixando de lado o passado bonito, mas fazendo aprender o que foi as suas árvores genealógicas e o que fizeram nas suas brincadeiras no passado, deixando desenvolver os sentimentos e as emoções vividas no momento de diversão. 
    Está é a proposta do ensino, manifestar o bem, o movimento ajudando ao movimento físico e mental para construir e não destruir a capacidade psicomotora, mas alavancar trazer as prioridades para a construção do movimento saudável para todos. Os jogos que são transferidos não fazem mal porque são educacionais, são jogo que deliberam a atenção uma fixação, reflexão, gosto por praticar e desenvolver tanto o aprendo nas instituições como o que transportam para casa para distribuir em conversas com familiares o que se passou no dia na área de ensino. 
    Torna-se aquela conversa sadia que proporciona no dia das pessoas e nas famílias uma alegria de lembrar o que aconteceu, para fazer valer o objetivo criado e proporcionado do que foi bom que motivou, ensinou o diferente e torou-se saudável. Desta maneira adaptável que se adequa os movimentos com a interação, a inteligência, a criatividade e destaca o que é transferido no que se fez aprender a dividir espaço, mostrando o que é saber viver com o próximo, a suprindo as necessidades de adaptação concentrando-se no que faz, respeitando o desenvolvimento conforme a capacidade de cada pessoa no mesmo sentido diante do aprendizado.
     A respiração diária de todas as pessoas é necessária e psicomotricidade leva com jeito e com a leveza os cuidados necessários para aos que precisam acabar com a ansiedade e ter mais calma diante as emoções do dia a dia, muda a sensação corporal e a sensibilidade tornando-a flexível e os movimentos centrais do corpo calmos, mas produtivos. É assim sinto e sentem as pessoas que vibram com as brincadeiras e as construções que animam a todos que sabem o valor que possui está formação este trabalho que proporciona saúde, inteligência, paz, afeto diariamente com destreza e a competência com o respeito, dedicação para expandir o novo, o belo, o criativo em cores e admirável coletivamente e socialmente na sociedade. 
    Sendo assim esta é a ação da psicomotricidade e ludicidade gerando acontecimentos justos para a formação e momentos saudáveis para a saúde de toda a humanidade. No ir e no vir, no falar no fazer acontecer, nos projetos de vidas, no trabalho, no lar, na educação de aprendizado, nas diversões no meio sociável e cognitivo, na sustentabilidade, ambiente natural, formal e informal, mas de forma formalizada mantem a ciência e abrange por todos os lugares. 
     Desta maneira com felicidade que mantendo a graça de participar e viver de perto fazendo parte das matérias participando com as brincadeiras, interagindo, dialogando proporcionando também felicidade e vivendo com satisfação de poder sentir e enxergar na prática o que faz bem se torna gratificante, viver momentos juntos com toda a dedicação e compromisso.

 3. REFERÊNCIAS: 
 LIVROS QUE APRENDI E ME DEDIQUEI PARA FALAR E ESCREVER SOBRE A MATÉRIA DE PSICOMOTRICIDADE E LUDICIDADE. LIVRO: PEDAGOGIA DO MOVIMENTO UNIVERSO LUDICO E PICOMOTROCIDADE. 
AUTORES: HERMINIA REGINA BUGESTE MARINH. MOACIR AVILA DE MATTOJUNIOR. NEI ALBERTO SALLES FILHO. SILVIACHRITINA MADRID FINCK. LIVRO: O UNIVERSO LÚDICO. NO CONTEXTO PEDAGÓGIGO. AUTORA: KARYN LIANE TEIXEIRA.